A Prefeitura de Taubaté prevê gastar até R$ 15,7 milhões para a locação de 142 veículos por um período de 12 meses. O pregão eletrônico que irá definir a empresa responsável pelo serviço será realizado nessa sexta-feira (4).
Dos veículos, são 63 de passeio, 59 vans, 16 pickups, duas peruas e dois caminhões. A frota alugada será utilizada em ações como Atividade Delegada, GCM (Guarda Civil Municipal), Departamento de Trânsito, transporte de pacientes e de alunos, demandas administrativas e transporte de animais de pequeno e grande porte.
Sobre a escolha por alugar os veículos em vez de comprá-los, a Prefeitura alegou que na "locação é possível economizar com gestão (princípio da eficiência), bem como evitar gastos decorrentes da depreciação natural dos veículos (princípio da economicidade)", e que "também fica evidenciada a economia com a manutenção dos veículos" e com "o pagamento de impostos e seguros".
LICITAÇÕES.
Em outras duas licitações, a Prefeitura deve gastar até R$ 64,7 milhões com a locação de maquinários e caminhões durante um período de 12 meses.
Uma dessas licitações, solicitada pela Secretaria de Obras, cita 81 veículos de 25 diferentes modelos, como caminhão basculante, caminhão-pipa, escavadeira, betoneira, motoniveladora, rolo compactador e trator, que serão fornecidos por cinco diferentes empresas. O custo pode chegar a R$ 37,1 milhões.
A outra licitação, do Departamento de Frota, que é vinculado à Secretaria de Administração, cita 30 veículos, de 14 diferentes tipos, como trator agrícola, rolo compactador, escavadeira, carreta e caminhões, com motorista ou operador, que serão fornecidos por duas diferentes empresas. O custo pode chegar a R$ 27,6 milhões.
FROTA.
Segundo a Prefeitura, a frota própria do município conta com 492 veículos próprios, sendo: 134 de passeio (média de oito anos de fabricação); 24 ambulâncias (média de fabricação de sete anos); 43 pickups (média de nove anos de fabricação); 98 vans (média de seis anos de fabricação); 54 kombis (média dos modelos de fabricação de 20 anos); 64 caminhões (modelos entre 1980 e 2022); 67 máquinas (modelos entre 1975 e 2023); 2 trailers (média de fabricação de cinco anos); e seis reboques (média de fabricação de 26 anos).
Essas três licitações resultarão em registros de preços para eventual contratação dos serviços nesse caso, o resultado será uma tabela com o custo de cada serviço, o que não obriga a Prefeitura a contratá-los. No período vigente, de um ano, caberá ao município decidir, com base na necessidade e na disponibilidade financeira, se solicitará os serviços de forma parcial ou integral.