Uma comitiva do Governo do Alto Paraná, no Paraguai, esteve em São José dos Campos nesta quarta-feira (12). O grupo veio conhecer projetos voltados à inovação e tecnologia implantados no sistema do transporte público da cidade e também os de monitoramento na área da segurança. Juntas, as 22 cidades que compõem o departamento do país vizinho possuem cerca de 1 milhão de habitantes.
A visita foi acompanhada por representantes da Prefeitura, que explicaram as vantagens do modelo operacional dos veículos elétricos, como autonomia, programação das linhas, tempo de viagem e aceitação da população. O sistema de priorização semafórica na Linha Verde também foi um dos temas de interesse dos paraguaios.
Por meio de sensores e câmeras, esse novo sistema semafórico reconhece a aproximação do VLP a 200 metros de distância e altera a programação, liberando os semáforos para o veículo. Com isso, é assegurado o trajeto contínuo e sem paradas, conferindo mais agilidade ao transporte público.
Durante a programação, a comitiva conheceu in loco a subestação de carregamento dos VLPs e a estação de embarque e desembarque do Campo dos Alemães. Além da Linha Verde, o grupo visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), onde funciona o sistema de monitoramento.
Segundo o governador do Alto Paraná, Cesar Torres, a visita teve o objetivo de fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento econômico. “São José é uma cidade modelo em São Paulo e no Brasil. Então queremos conhecer novas tecnologias para replicar casos de êxito em nossa região.”
Beatriz Rosa / Secretaria de Mobilidade Urbana