A Prefeitura de Ilhabela informa que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), colocou a Região Sul de Ilhabela em estado de atenção devido a forte chuva (336mm), que acometeu a cidade nas últimas horas.
A Defesa Civil da cidade está na região atendendo às ocorrências, com muitas quedas de galhos e postes da rede elétrica e segue monitorando as áreas de risco. O transporte público da Barra Velha ao Borrifos está fora de operação e sem previsão de normalização pedimos para que as pessoas evitem sair de casa se puderem.
No restante da cidade as linhas de ônibus estão normalizadas. Informamos ainda que o abastecimento de água na cidade está interrompido e pede para a população e visitantes evitarem o desperdício de água até a normalização do sistema.
São Sebastião
A ONG (Organização Não Governamental) Instituto Verdescola, em São Sebastião, está usando sua sede como base para resgatar vítimas do desastre causado pelas chuvas que atingiram o Litoral Norte neste final de semana. Segundo a entidade, até agora já teriam sido contados 17 corpos de vítimas neste final de semana.
No entanto, este número não á oficial. Até agora, nas quatro cidades do Litoral Norte, foram quatro óbitos oficialmente contabilizados, três em São Sebastião e um em Ubatuba, de uma menina de 7 anos.
As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros está no Litoral Norte trabalhando no socorro das vítimas. Muitos bairros, ainda estão ilhados e sem contato de celular, por conta das quedas de barreiras.
As cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião foram fortemente castigadas, também pelas chuvas, assim como todo o litoral de São Paulo. Inclusive, o governo federal já estima mais de 40 mortes em todo o litoral paulista por conta das chuvas.
São José dos Campos
Prefeitura de São José dos campos participa do apoio as cidades do litoral. Em seu perfil pessoal Anderson Faria (PSD) divulgou a ajuda em vídeo registrando os preparativos, onde fez questão de ajudar e participar mandando varias doações.