A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta sexta-feira (18), das 8h às 12h, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em crianças a partir dos 6 meses até 2 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades e imunossuprimidos.
A imunização da nova faixa etária será realizada com a vacina da Pfizer com formulação e dosagem específica para crianças pequenas (tampa na cor vinho), a única autorizada atualmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). São José dos Campos recebeu 2 mil doses do imunizante.
A vacinação das 8h às 12h nas UBS Resolve se faz necessário para evitar a perda de vacinas, uma vez que o frasco contém 10 doses. A abertura de novos frascos no período da tarde será liberada apenas com a presença de 10 crianças aptas a receber o imunizante. A expectativa é que os responsáveis procurem os postos de vacinação para a imunização. Ainda não há previsão de início para as crianças que não tenham imunossupressão ou comorbidade.
O esquema vacinal deste grupo será composto por três doses. A segunda deverá ser administrada após o intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. Já a terceira dose pode ser aplicada a partir de oito semanas (56 dias) após a segunda dose.
A Prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos. A cidade, assim como o país, continua com baixa adesão das crianças e com faltosos nas doses de reforço.
Vale lembrar que a vacinação para crianças com idade entre 3 e 4 anos, com o imunizante Coronavac está suspenso até que o município receba novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Comorbidades
Diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo. Doenças cardiovasculres: Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática.
Demais pontos da vacinação
Além das UBS Resolve os parceiros da Prefeitura nas demais campanhas também estarão vacinando os bebês com comorbidades, nos seguintes horários:
Unidades do Laboratório CIPAX: das 9h às 12h
Colégio Tableau: das 8h às 12h