A Prefeitura de São José dos Campos recolheu, neste sábado (24), em bairros da região central do município, 940 quilos de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.
Os trabalhos foram iniciados na quarta-feira (21), com a visita dos ACEs (Agentes de Combate às Endemias) para conscientização e orientação aos moradores e tiveram o reforço de dois caminhões e dois carros de som. Ao todo, a ação abrangeu 5.724 imóveis, onde 4.226 foram visitados, outros 1.131 estavam fechados, 367 desabitados e houve uma recusa. A Prefeitura também montou um stand de conscientização e educação sobre o tema na Praça do Sapo, que registrou 295 visitas.
Foram visitados os bairros Vila Maria, Jardim Matarazzo, Jardim Bela Vista, Vila Santos, Vila Ferraz Mascarenhas, Vila Nova São José, Vila Santa Luzia, Vila Guarani, Vila Tupi e Vila Paganini, todos da região central. Entre os inservíveis estão latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água. Não foram recolhidos terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.
Ações da Prefeitura
A ação integra uma série de atividades que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vem realizando para o controle de criadouros, busca ativa de casos suspeitos e controle químico (nebulização, focal e perifocal) nos bairros da região. Os ACE’s (Agentes de Combate a Endemias) também estão atuando em atividades extras aos finais de semana. A população pode consultar a lista, com os nomes, matrícula e foto, dos agentes no site da Prefeitura.