Uma comitiva de Campo Grande (MS), incluindo a prefeita Adriane Lopes, conheceram nesta sexta-feira (8) o modelo de gestão do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O grupo também visitou as instalações do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança e inteligência do País.
Segunda a prefeita Adriane Lopes, a capital mato-grossense já iniciou um planejamento estratégico para implantação de um parque tecnológico e veio buscar em São José dos Campos “inspiração e aprendizado”.
“São José tem o modelo de parque que nós também gostaríamos de implantar em Campo Grande. Viemos com a nossa equipe técnica para avaliar e conhecer não só a estrutura, mas a alma desse parque para levarmos as informações”, afirmou a prefeita.
“Temos interesse em conhecer todas as soluções tecnológicas de São José dos capôs. Acredito que não precisamos inventar a roda e sim aproveitar o sucesso de outras cidades e construir parcerias”, concluiu Adriane Lopes.
Desde 2021, São José dos Campos já recebeu mais de 80 delegações de outros municípios e entidades de classe que vieram conhecer as soluções inovadoras e boas práticas de gestão adotadas pelo município.
Em março deste ano, São José se tornou o primeiro município brasileiro a ser certificado pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com normas internacionais ISO (International Organization for Standardization).
Entre os municípios que visitaram São José em busca de referências de gestão pública estão outras capitais como Porto Alegre e Salvador, além de grandes cidades em população como Ribeirão Preto, Caxias do Sul (RS) e Campina Grande (PB). Os dois últimos são considerados os municípios mais populosos de seus estados depois das respectivas capitais.
O aumento das visitas a São José dos Campos coincidiu com o final do período mais restritivo da pandemia de covid-19 e com o reconhecimento do município como Cidade Inteligente.