Com a queda da temperatura e a chegada do frio, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou a abordagem social e o apoio às pessoas em situação de rua em todas as regiões da cidade.
O trabalho é realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que possui equipes multidisciplinares, ofertando os serviços especializados e a rede de proteção e assistência social, como os abrigos e as unidades de acolhimento.
São dez equipes, que contam ainda com três veículos de apoio, atuando todos os dias da semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia.
O serviço é executado em conjunto com a Guarda Civil Municipal e com a Policia Militar, por meio da Atividade Delegada.
Somente quem aceita ajuda é levado aos abrigos ou feito o recâmbio para sua cidade de origem.
A partir do serviço de abordagem social, são oferecidos às pessoas todos os serviços à disposição no município, como acolhimento em abrigos, encaminhamento para a Secretaria de Saúde e para comunidades terapêuticas e até mesmo recâmbio para suas cidades de origem, dentro de uma metodologia humanizada que prevê o acionamento de equipamentos de assistência social desses municípios antes do envio das pessoas. A Prefeitura ampliou as equipes de assistentes e educadores sociais e o número de kombis.
Apoio popular
Munícipes consultados elogiaram o trabalho realizado pela Prefeitura e a infraestrutura ofertada aos moradores em situação de rua.
"Este trabalho realizado pela Prefeitura é fundamental, principalmente com a chegada do frio. É a época do ano que os moradores de rua mais precisam de ajuda", disse o aposentado Altamir Negrão, que tem 74 anos e mora no Jardim São Dimas, na região central.
"A Prefeitura está de parabéns. A abordagem social é importante o ano todo, ainda mais no frio. Sempre vejo o carinho da Prefeitura com os moradores de rua. Com a infraestrutura oferecida, só fica na rua quem quer", afirmou a dona de casa Lídia Maria Nascimento Melo, que tem 75 anos e reside na Vila Adhyana, também na região central.
Trabalho ampliado
Com o objetivo de ampliar a conscientização dos munícipes sobre a ampla rede de proteção e acolhimento oferecida às pessoas em situação de rua, a Prefeitura também reforçou a campanha de sensibilização na região central e nos bairros.
Diariamente, as equipes de assistentes e educadores sociais distribuem folders, onde são detalhados o trabalho de rondas sociais e a infraestrutura humanizada para ajudar quem precisa de abrigo.
Durante a abordagem com os munícipes, as equipes explicam que o acolhimento nos abrigos e unidades especializadas garante dignidade e um recomeço de vida.
A campanha é realizada em todas as regiões da cidade, sempre em locais com grande fluxo de pessoas e veículos, como praças, parques e feiras livres. A ação também conta com wind banners de conscientização.
Respeito e dignidade
A cidade possui uma rede de abrigos estruturada que garante a proteção segmentada por grupos: masculino (Abrigo Viva), feminino, LGBTQIA+, família e AVD (Atividade da Vida Diária), este último para pessoas idosas e que possuem dificuldades de locomoção.
O Abrigo Viva possui canil e gatil para acomodar os pets das pessoas que são acolhidas no local.
Quando é identificada uma necessidade de um apoio na área de saúde, são acionados os demais equipamentos que compõem a rede de apoio no município.
São José possui ainda o serviço do CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas), que oferece todo suporte para população em situação de rua com dependência. Também na Secretaria de Saúde há o SAMA (Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes).