São José dos Campos voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos formais em fevereiro. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (29), a cidade registrou 544 vagas de saldo positivo no mês.
Nos últimos 12 meses, o município teve saldo positivo de 7.857 empregos com carteira assinada considerando o período entre março de 2021 a fevereiro de 2022.
De acordo com técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, a expectativa é que São José volte a registrar desempenho positivo de empregos em 2022, consolidando a recuperação econômica iniciada já durante o período mais agudo da pandemia.
No mês de março, por exemplo, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) vem registrando uma média diária de cerca de 500 oportunidades de emprego.
Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.
O setor da indústria liderou a geração de empregos formais em São José em fevereiro com 285 novas vagas.
Em fevereiro, a indústria foi o setor que registrou o maior saldo positivo de vagas formais em São José: 285 novos empregos. Seguido pelo setor de serviços (206) e construção civil, 107 vagas.
Com objetivo de ampliar a capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José dos Campos investe em qualificação da mão de obra, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores no mercado formal. No ano passado, foram oferecidas cerca de 25 mil vagas em cursos gratuitos para a população.
O aumento das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos do programa Qualifica São José são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou à distância.