A Prefeitura de São José dos Campos irá aderir à campanha de vacinação lançada pelo governo do Estado de São Paulo para crianças e adolescentes na próxima semana. A ação é uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria de Educação do município. Para esta campanha, foram avaliados os dados de crianças e adolescentes cadastrados e vacinados por UBS (Unidades Básicas de Saúde) Resolve na cidade.
A partir disto, foi definido que a ação irá acontecer, inicialmente, em escolas do Parque Novo Horizonte e adjacências, na região leste, já que a região está com uma taxa de cobertura vacinal de apenas 16% do púbico entre 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira dose. A estratégia segue o mesmo conceito do Vaci-móvel, que tem percorrido os bairros onde há o registro de maior número de faltosos para a segunda dose ou a terceira/de reforço. Apesar da porcentagem registrada na região do Novo Horizonte, município já atingiu 49,6% de cobertura vacinal do púbico entre 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira dose. Além das crianças de 5 a 11 anos, os adolescentes até 17 anos, também poderão receber a vacina.
Na segunda-feira (21), os responsáveis irão receber das escolas o termo de autorização para vacinação nas crianças e adolescentes e não precisarão estar presentes no momento da imunização, que ocorrerá na escola que em que a criança está matriculada. O termo de autorização deve ser devolvido na terça feira (22) e a vacinação irá ocorrer de quarta-feira (23) a sexta-feira (25), conforme programação com a diretoria de cada escola. A programação completa da ação, com o mapeamento das escolas que irão integrar a campanha, será divulgada na segunda-feira (21).