Menos de um mês após assumir o cargo de secretária de Assuntos Jurídicos na Prefeitura de São José dos Campos, a advogada Gabriela Stefanie Guerreiro Nogueira ausentou-se do trabalho para viajar com a família para a Disney, nos Estados Unidos.
A viagem, que começou na última terça-feira (28), foi registrada no perfil de Gabriela nas redes sociais, que é fechado - a reportagem teve acesso às postagens.
Gabriela foi questionada pela reportagem nessa sexta-feira (31), mas não quis se manifestar. Já a Prefeitura afirmou que as ausências serão consideradas faltas e serão descontadas do salário (leia mais abaixo).
Cargo.
Gabriela atua na Prefeitura desde 22 de maio de 2024, quando assumiu o cargo comissionado de chefe de fiscalização de lei geral de proteção de dados pessoais, com salário de R$ 8.728,79.
Em 1º de janeiro de 2025, após ser nomeada pelo prefeito Anderson Farias (PSD), assumiu o cargo de secretária de Assuntos Jurídicos, com salário de R$ 14.037,79.
Por ainda não ter completado 12 meses de trabalho, Gabriela não pode sair de férias.
A legislação também não prevê a possibilidade de servidores comissionados tirarem licenças não remuneradas para tratar de assuntos particulares.
Viagem.
Pelas postagens, a viagem de Gabriela começou no dia 28, quando a secretária publicou duas fotos com a família no aeroporto de Guarulhos.
No dia 29, a secretária postou uma nova foto, na sala VIP de um aeroporto nos Estados Unidos.
No dia 30, Gabriela postou uma foto em um restaurante localizado já no complexo da Disney. Depois disso, não foram feitas mais postagens.
Repercussão.
Nessa sexta-feira, a reportagem enviou uma mensagem para Gabriela. A secretária visualizou, mas não respondeu. O espaço segue aberto.
Já a Prefeitura, em uma primeira resposta, afirmou que "a secretária está de licença sem remuneração" e que "a viagem estava programada antes de ela ser nomeada".
Após a reportagem questionar sobre a falta de previsão legal para servidores comissionados tirarem licenças não remuneradas para tratar de assuntos particulares, a Prefeitura enviou um complemento. "Em memorando interno, ela [Gabriela] comunicou a ausência. Esses dias serão descontados na folha de pagamento como falta. Essa é a base legal: faltou, desconta".
A Prefeitura não informou desde que dia Gabriela começou a faltar no serviço e quando está previsto o retorno da secretária ao trabalho.
Fonte: Jornal Ovale