Motoristas e cobradores do transporte público de Jacareí (SP) deram início a uma greve na manhã desta quinta-feira (31). Com isso, o serviço municipal está paralisado e não há previsão de retomada do trabalho.
Cerca de 250 funcionários da empresa Jacareí Transporte Urbano (JTU), que faz o transporte público da cidade, participam da greve. O g1 tenta contato com a empresa e com a prefeitura.
Segundo o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, o motivo da greve é a falta de pagamento de R$ 750 em Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que havia sido prometido pela empresa.
O sindicato explicou que um acordo previa que o pagamento do PLR para os motoristas e cobradores fosse realizado até esta quarta-feira (30), o que não aconteceu. A segunda parcela está prevista para 30 de junho do ano que vem.
Como o valor não foi recebido pelos funcionários da cidade, o sindicato realizou uma assembleia por volta das 3h desta quinta-feira (31), em que foi confirmado o início da greve.
Por volta das 8h30, os motoristas e cobradores seguiam paralisados na porta da empresa. Com isso, diversos moradores que precisaram dos ônibus foram pegos de surpresa no início da manhã.
“Uma grande surpresa. Eu cheguei aqui e de repente greve. Já estou aqui há meia hora esperando para ver se volta, mas até agora nada. Vou precisa chamar um Uber para ir trabalhar. Eu realmente fui pego de surpresa”, afirma o jovem aprendiz Lucas Gonçalves da Silva.
“Ia pegar o ônibus, mas cheguei aqui no ponto e não tinha ônibus. Eu preciso de ônibus. Sem ônibus eu não consigo chegar até lá”, diz o mecânico Aldemício Laureano.
Vale destacar que apenas os funcionários responsáveis pelo transporte público municipal de Jacareí estão paralisados nesta quinta-feira (31) - os ônibus que fazem transporte intermunicipal, como por exemplo entre Jacareí e São José dos Campos, atuam normalmente.