Por G1
O prédio de uma construção abandonada no bairro Jardim Aquarius, área nobre de São José dos Campos (SP), será implodido na manhã do próximo domingo (25). A ação, que será feita com dinamites, está marcada para acontecer às 10h.
Localizado na avenida Tubarão, via movimentada na Zona Oeste da cidade, o prédio está abandonado há mais de 30 anos e seria um hotel, mas a construção foi abandonada após a empresa responsável falir.
Por conta da ação, moradores de 12 prédios que ficam próximos à construção vão precisar deixar o local a partir das 9h. Eles poderão retornar às 10h30 - veja abaixo a lista de prédios que serão evacuados.
O projeto de implosão foi elaborado há cerca de um mês. O principal responsável é o engenheiro civil Manoel Jorge Diniz Dias. Conhecido como Manezinho da Implosão, ele já atuou em mais de 200 implosões no país.
Entre elas está a implosão de pavilhões do complexo penitenciário do Carandiru, em São Paulo, em 2002. Outro caso de destaque é o do Palace II, edifício do Rio de Janeiro, em 1998.
Além do engenheiro, uma construtora da cidade, chamada Esdras, está à frente do projeto. Segundo a empresa, a implosão vai demorar apenas oito segundos.
“A implosão será uma operação rápida, com duração estimada de oito segundos, visando causar o menor impacto possível aos moradores, ao invés de meses de demolição manual que causariam sujeira e poluição sonora incessantes”, disse a construtora, que completou informando que o impacto da ação é menor do que o causado por um caminhão pesado passando na rua da região.
“Foram realizadas visitas técnicas acompanhadas por engenheiros responsáveis pelo laudo de qualidade de cada edifício existente, garantido e seguranças das estruturas vizinhas. Adotamos cuidados de segurança instalando cinco camadas de tela de proteção de polietileno de alta densidade (PEAD). O impacto sísmico da implosão será aproximadamente de 6mm por segundo, menor que o causado por um caminhão pesado passando na rua em frente a cada prédio.”