A obra nas avenidas Sebastião Gualberto e Senador Teotônio Vilela segue motivo de preocupação e polemica. Após o corte de dezenas de arvores para ampliação da Fundo do Vale, e a possível demolição de casas às margens da ferrovia, agora é a vez dos moradores da Vila Guarani buscarem ajuda.
Um grupo promete uma manifestação para chamar a atenção das autoridades.
A vila, muito tradicional na região, fica abaixo do nível da avenida Sebastião Gualberto e a construção de um possível túnel no local, tem deixado os moradores em pânico.
“Realmente, quando tem as chuvas fortes, a gente vê todo o alagamento que acontece na Fundo do Vale, quase beirando a altura da avenida, e para tudo ali. Agora eles vão furar um túnel ali. E se cair uma chuva dessa, vai vazar tudo para cá. Assim, quem garante que não vai vazar? A gente que mora aqui não tem nenhuma segurança”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar.
Além do túnel, um viaduto também deverá ser construído para servir de passagem de quem está na região leste com sentido ao Anel Viário. Segundo a moradora, a Prefeitura de São Jose dos Campos não foi clara em relação à obra com os moradores da Vila Guarani.
A manifestação está marcada para acontecer a partir das 18h, no cruzamento das avenidas. De acordo com moradores, a intenção e protestar de forma pacífica.
Em uma entrevista ao Jornal Comunidade em Ação pela New Vale o prefeito de São José dos Campos Anderson Farias (PSD) deixou claro que a supressão das arvores foram feitas sobre a fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente da cidade e que haverá uma compensação e a própria obra terá seu lado voltado ao meio ambiente. Sobre a preocupação do alagamento isso tudo esta no projeto da obra.
Outro protesto esta sendo convocado para sábado dia 27 aniversario da cidade no centro.
Gilson Machado liderança doa bairros irregulares em São José dos Campos esta convocando via zap e facebook moradores que tem suas casa em bairros não regularizados para uma manifestação.
O protesto segundo a áudio tem como objetivo chamar a atenção das autoridades, população, comerciantes e empresários.