O Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SJK Airport), no Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo, e a VertiMob Infrastructure anunciam que firmaram uma parceria inédita e estratégica para implantar o primeiro vertiporto da América Latina.
As empresas explicam que a iniciativa também visa participar do sandbox regulatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que busca promover a inovação e o desenvolvimento seguro de novas tecnologias aéreas no país, inclusive na infraestrutura requerida, por meio de um ambiente regulatório experimental, monitorado de perto pela agência reguladora.
As aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs, do inglês Electric Vertical Take-Off and Landing) representam uma tecnologia disruptiva na mobilidade aérea urbana, que oferece transporte rápido, sustentável e gradualmente acessível. Para que essas aeronaves possam operar de forma segura e eficiente, é necessário desenvolver e regulamentar as infraestruturas adequadas para pousos, decolagens, apoio no solo, embarque, desembarque e facilitação. São os chamados vertiportos.
As duas entidades combinarão esforços para desenvolver o ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, do inglês Advanced Air Mobility) no estado de São Paulo, transformando a vida de milhares de pessoas com o inovador e futuro modal de transporte urbano, posicionando o Brasil como um dos países pioneiros na adoção do transporte por eVTOL.
No SJK Airport, a perspectiva é de que o vertiporto experimental seja implantado na área de teste de motores (runup area), cuja área pavimentada já é disponível e perfeitamente adequada para esse tipo de iniciativa, que promoverá a conectividade aérea, a mobilidade urbana, e fomentará o crescimento econômico e tecnológico da região.
“O aeroporto está localizado no raio ideal para esse tipo de operação, tendo como referência as regiões mais economicamente desenvolvidas de São Paulo, e dispõe de uma infraestrutura já pronta, bastante favorável à implantação de um vertiporto”, afirma Eduardo Valle, CEO da concessionária.
“Esta parceria demonstra nosso compromisso em liderar a inovação na aviação civil brasileira e em proporcionar soluções de transporte aéreo mais eficientes e sustentáveis”, complementa o executivo.
A VertiMob Infrastructure adiciona sua expertise em design e operação de infraestrutura aeronáutica para esta colaboração estratégica. A empresa está comprometida em estabelecer uma rede de vertiportos em áreas urbanas estratégicas para melhorar a mobilidade, reduzir os congestionamentos e prestar o apoio ao novo modal.
“Nosso time reúne especialistas do mais alto grau de capacitação no âmbito de operação, infraestrutura, tráfego aéreo e mobilidade urbana com empreendedores de veia jovem e inovadora”, destaca Bruno Limoeiro, CEO da VertiMob.
“Estamos entusiasmados com esta parceria, que vai intensificar ainda mais a nossa capacidade de tornar realidade o transporte aéreo urbano no Brasil”, complementa.
A implantação do vertiporto no SJK Airport está programada para ser efetivada a partir de 2025, e pode levar até 2 anos, de acordo com os critérios do edital do sandbox regulatório da ANAC. Segundo a concessionária SJK Airport, este projeto fortalecerá a posição de São José dos Campos como um centro de inovação aeroespacial e abrirá novas oportunidades para colaborações futuras e desenvolvimento tecnológico na região.
Informações da SJK Airport