A Prefeitura de São José dos Campos possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais.
Neste mês, a administração municipal está realizando a campanha Junho Violeta, de conscientização e combate à violência contra as pessoas idosas. Em São José, o mote é "Dê Voz ao Respeito. Proteja os Direitos dos Idosos."
O objetivo da campanha e das ações da Prefeitura, que se estendem por todo o ano, é criar uma consciência de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, e disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Sensibilização
Neste sábado, 15 de junho, será realizado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Ao longo de todo este mês, as Casas do Idoso estão promovendo ações de conscientização e sensibilização.
Nesta quarta-feira (12), foi realizada na Casa do Idoso Centro apresentação da Oficina de Teatro com frequentadores da unidade, com o tema "Negligência Também é Violência".
Nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, as Casas do Idoso Sul e Leste promovem caminhada e alongamentos, com os frequentadores usam camisetas brancas simbolizando a paz e o combate à violência. A Casa do Idoso Norte terá na próxima segunda-feira (17), às 9h30, roda de conversa, teatro e ações de reflexão com o tema "Dignidade Com a Pessoa Idosa".
Na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h, haverá caminhada no Parque Vicentina Aranha, com frequentadores das Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte.
Rede de proteção
A rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos dos idosos envolve diversas secretarias municipais, com ações ao longo de todo o ano.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.
Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e às famílias.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.
Existem várias formas de envelhecimento e todos os produtos devem ser valorizados e respeitados. Cuidar, respeitar e amar os idosos e lutar contra a violência causada a eles é dever e responsabilidade de todos nós.
JACAREÍ
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa, realizará a “1ª Caminhada Contra a Violência à Pessoa Idosa”, neste sábado (15), com percurso saindo da Câmara Municipal, até o Parque da Cidade. O início da caminhada será às 9h, com aquecimento às 8h30. A ação é aberta ao público. As primeiras pessoas que chegarem ganham camiseta do evento.
15 de junho marca o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Criada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com a Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos (INPEA), tem como objetivo conscientizar a sociedade em relação às diversas formas de violência contra as pessoas acima dos 60 anos, mudança combatê-la.
“Esta caminhada chamará atenção às diversas formas de violência à pessoa idosa, bem como alertará sobre o aumento gradual que ocorreu nos últimos anos. A sociedade é responsável por fazer parte deste enfrentamento. A caminhada será o grito de alerta a este crime”, explicou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Dra. Márcia Santos.