Celso Gomes / Secretaria de Mobilidade Urbana
As obras da Via Jaguari, na região norte de São José dos Campos, estão entrando em uma nova fase de serviços. Com os pilares e travessas sobre o Rio Paraíba do Sul devidamente instalados, nos próximos dias será a vez de lançar as 36 vigas de sustentação pré-moldadas que já estão sendo preparadas pelas frentes e trabalho.
Quem trafega pela Via Norte mal pode imaginar a proporção da obra.
São mais de 150 homens trabalhando no local, dezenas de máquinas como guindastes, escavadeiras, rolos compactadores e caminhões sendo utilizados em todo o trajeto de 3,8 quilômetros. Até uma balsa está sendo usada como veículo de apoio para os trabalhos sobre o rio.
Depois de pronta, a ponte que está posicionada ao lado da linha férrea, terá 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura, com duas faixas de rolamento, incluindo passeio com ciclovia compartilhada. Há cerca de 10 metros de altura do rio.
Canteiro de obras
Ao longo da futura via, há trechos que já começam a receber a preparação para aplicação da massa asfáltica. Do outro lado do rio, a via conhecida como estrada da Petybon, com 1,8 quilômetros, já recebeu reparos de base e a primeira camada do recape e ainda será finalizada.
Em frente à indústria J. Macedo está sendo construída uma grande rotatória que vai melhorar a fluidez do transito de caminhões na região.