O plenário da Câmara de São José dos Campos sediou o início da rodada de audiências públicas, promovida pela Prefeitura em 7 regiões da cidade, para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 2025.
A reunião, realizada nesta segunda-feira (11), contou com a participação de munícipes a fim de ajudar a administração pública a estabelecer metas e prioridades para o exercício financeiro do ano seguinte.
Dos cerca de 20 moradores presentes, quatro se inscreveram para apresentar sugestões. Entre as manifestações populares, pedidos para a região central de instalação de PEV (Ponto de Entrega Voluntária), retirada de bancos do calçadão da rua Sete de Setembro usados para pernoite de pessoas em situação de rua, e a transformação da UBS da Vila Maria em UPA.
Já na zona sul, um morador do Jardim Satélite solicitou providências para solucionar alagamentos recorrentes causados pela chuva na rua Iporanga, além da instalação de câmeras de monitoramento devido a roubos e furtos de veículos no bairro.
Os pedidos de melhorias na zona norte incluíram iluminação de campo de futebol e instalação de academia ao ar livre na Vila Teresinha, assim como a colocação de câmeras de vigilância nas ruas que dão fundos para o Parque da Cidade. No Alto da Ponte, a demanda é por cobertura de centro comunitário para a realização de eventos.
De acordo com o secretário de Gestão Administrativa e Finanças, Odilson Gomes Braz Junior, que conduziu a reunião, a elaboração da estimativa de receitas e despesas é feita com base em indicadores econômicos projetados para 2025, como IPCA (inflação de 3,51%), crescimento do PIB de 2% e 8,5% de taxa de juros Selic.
O orçamento total de 2024, considerando administração direta e indireta, fechou em R$ 4,6 bilhões.
Educação e Saúde ficaram com R$ 1 bi cada.
Além dos encontros presenciais que encerram em 22 de março, a população também pode contribuir por meio de formulário online, disponível no site da Prefeitura até 26 de março. O projeto da LDO 2025 deve ser enviado à Câmara Municipal até 30 de abril.