O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou ao Conselho de Administração da Petrobras, nesta 3ª feira (3.jan), um comunicado informando que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será indicado para exercer o cargo de presidente da estatal e integrante do conselho.
De acordo com o MME, "a indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil da Presidência da República". Prates confirmou no final de dezembro que o governo Lula (PT) o indicaria para ser o presidente da Petrobras.
Ele nasceu em 19 de junho de 1968, no Rio de Janeiro e é advogado, economista e, desde 2019, senador pelo Rio Grande do Norte. Possui mestrado em gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e em economia da energia pela Escola Superior de Petróleo, Energia e Motores da França.
Em 2014, foi eleito primeiro suplente de senador. Com a eleição de Fátima Bezerra para o governo do Rio Grande do Norte, ele assumir o posto de senador.
Trabalhou na regulação dos setores de petróleo, energia renovável, biocombustíveis e infraestrutura nos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT).
Foi secretário potiguar de Energia e Assuntos Internacionais (2008-10), assessor do Ministério de Minas e Energia (1997-98), assessor do 1º Conselho de Administração na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (1998) e presidente da Expetro (1991-2008), entre outras atribuições.
Na transição do Governo Federal em 2022, foi o coordenador do subgrupo de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Grupo Técnico (GT) de Minas e Energia.