O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta 3ª feira (13.dez) que o economista Samuel Kinoshita será secretário estadual da Fazenda e Planejamento em sua gestão, a ser iniciada em 1º de janeiro de 2023. Kinoshita, segundo a assessoria do político do Republicanos, "foi braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, entre 2019 e 2021".
Na semana passada, Tarcísio já havia dito que se Guedes não aceitasse ser seu secretário da Fazenda, o outro economista ocuparia o posto.
Ele participou do desenvolvimento do plano de governo da chapa vencedora na corrida ao Palácio dos Bandeirantes neste ano e, atualmente, coordena a área de economia da transição. Segundo o governador eleito, a pasta pela qual ficará responsável envolverá as áreas de planejamento, orçamento, receita e Tesouro.
Ainda nesta 3ª, Tarcísio anunciou o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, como o Controlador-Geral do Estado de São Paulo em sua gestão. Na CGE, disse, "a ideia é reproduzir a estrutura da CGU, ou seja, com uma área dedicada ao controle interno, uma corregedoria, questões estratégicas e ouvidoria".
Outros nomes anunciados hoje para ocuparem cargos no futuro governo Tarcísio foram os do delegado Osvaldo Nico Gonçalves, para secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP); o coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo Cássio Araújo de Freitas, para ser comandante geral da PM; o delegado Artur José Dian, para delegado geral da Polícia Civil; e o coronel Henguel Ricardo Pereira, para secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil.
Veja a seguir os perfis, divulgados pela assessoria de Tarcísio, de cada pessoa anunciada e, na sequência, a lista atualizada dos futuros secretários:
Samuel Kinoshita - Secretário Estadual da Fazenda e Planejamento
Foi assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes de 2019 a 2021 e é membro do conselho fiscal do Banco do Brasil desde 2020. É graduado em economia pelo Insper, mestre em economia pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) e mestre em estatística pela Columbia University (Nova Iorque). Trabalhou em gestão de investimentos e consultorias econômicas, como BTG Pactual, Kapitalo Investimentos, Bozano Investimentos e Ideias Consultoria.
Wagner de Campos Rosário, Controlador Geral do Estado
Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) desde junho de 2017, é graduado e pós-graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, respectivamente, e é mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha). Foi o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da instituição. Na Controladoria, trabalhou em diversas investigações conjuntas de combate à corrupção em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.
Delegado Osvaldo Nico Gonçalves - Secretário-Executivo da SSP
Atual Delegado Geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, iniciou a carreira como Investigador de Polícia e em 1992, se tornou Delegado de Polícia. Fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais - GOE, da Polícia Civil do Estado de São Paulo e foi o primeiro Delegado de Polícia Piloto desta unidade especializada. Criou o GRUPO ANTI-BOMBAS, no GARRA/DEIC, direcionado a esclarecimentos de crimes de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos e o GRUPO DE MOTOS, no GARRA/DEIC. Também desempenhou trabalhos relevantes à frente da Delegacia e da Divisão de Atendimento ao Turista ? DEATUR e na condução do extinto Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas - DECADE, como Delegado de Polícia Diretor. Em 2019, tornou-se o primeiro Diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE).
Cássio Araújo de Freitas - Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
É bacharel, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Possui MBA em Economia e Inteligência Estratégica pela FIPE e especialização em Direitos Humanos. É bacharel em Educação Física pela Polícia Militar é especialista em Musculação e treinamento desportivo pela FMU. É Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atualmente comanda o Policiamento Metropolitano, que abrange 38 municípios. Possui diversas condecorações, entre as quais: láurea de Mérito Pessoal em 1 grau, Medalha da ROTA, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha do Mérito Comunitário.
Delegado Artur José Dian - Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo
Ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo, em 1993, no cargo de Investigador de Polícia, onde exerceu funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP); na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos; no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/GARRA-DEIC e, por último, na Delegacia de Extorsões. No ano de 1999, ingressou como Delegado de Polícia, exercendo suas funções em três distritos policiais, sendo designado à Divisão Antissequestro (2000 a 2012). Em seguida, atuou por dois anos como Delegado de Polícia Supervisor do GARRA. De 2014 a 2021, no Grupo Especial de Reação/GER, trabalhou como Delegado de Polícia Supervisor. No início de 2022, passou a exercer a função de Delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Operações Especiais/DOE e em maio desde ano, nomeado Delegado de Polícia Diretor do DOPE.
Coronel Henguel Ricardo Pereira - Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil
Pós-graduado em Engenharia Civil e formado em Direito, ingressou na Polícia Militar em 1989. Cursou mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar. Também chefiou a Defesa Civil e integrou o Comando de Policiamento de Choque, o Corpo de Bombeiros e a Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública, exercendo o Comando de Policiamento de Área 3 ? Zona Norte.
Lista atualizada dos nomes confirmados para secretarias na gestão Tarcísio: