Em evento realizado nesta 5ª-feira (11.ago), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou que o 5G estará disponível em pelo menos 25 capitais até o fim deste mês. Tecnologia permite o uso de internet móvel com maior velocidade, além do uso simultâneo de diversos dispositivos com boa velocidade na troca de dados.
"O que temos no radar é que até o fim deste mês pelo menos 25 capitais estarão funcionando o 5G", afirmou, em entrevista coletiva antes da abertura do Seminário 5G BR.
Até o momento, 5 capitais já começaram a implementar a cobertura: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e João Pessoa. Na próxima semana Curitiba, Salvador e Goiânia vão receber o sinal da nova tecnologia e, na sequência, será o Rio de Janeiro.
Segundo o ministro, a cidade de São Paulo terá quase 50% do território coberto pelo 5G até o dia 29 de setembro. Faria afirmou também que até o final do ano 5.570 cidades já estarão com a cobertura de internet 100 vezes mais rápida.
Somente em 2022, mais de 50 milhões de pessoas terão acesso, desde que tenham um plano das operadoras que vão disponibilizar o serviço e um aparelho compatível com a tecnologia.
A implantação do 5G no Brasil pode render mais de R$ 101 bilhões para empresas, multinacionais e startups até 2031, segundo estudo do Ministério da Economia em parceria com a Deloitte Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).