noticias255 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Brasil

Inadimplência da conta de luz vai aumentar até as eleições.

Depois das dívidas com bancos, atraso nas contas de energia elétrica é o maior entre os consumidores

Publicada em 17/05/22 às 09:05h - 92 visualizações

Agencia Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia Inadimplência da conta de luz vai aumentar até as eleições.  Compartilhar a noticia Inadimplência da conta de luz vai aumentar até as eleições.  Compartilhar a noticia Inadimplência da conta de luz vai aumentar até as eleições.

Link da Notícia:

Inadimplência da conta de luz vai aumentar até as eleições.
 (Foto: RADIO WEB NEW VALE)

No mês passado a inadimplência nas contas de luz aumentou 7,92% na comparação com o mesmo mês de 2021. O aumento nesses atrasos só perde para a disparada da falta de pagamentos junto aos bancos, que cresceu 18,75% no mesmo período. Os números fazem parte de levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas ( CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Desemprego e inflação em patamares muito altos ajudam a explicar o número maior de dívidas não pagas junto às concessionárias de energia. Há casos em que é ou comprar comida ou pagar a conta de luz. E os riscos vão além.

Dependendo da região do país, e da concessionária de serviços de energia, ficar sem pagar pode significar corte no fornecimento e negativação do nome do consumidor.

"Com a pandemia, muitas empresas evitaram negativar. Mas o critério é delas", observa Merula Borges, coordenadora financeira da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Ainda de acordo com os executivos da CNDL e do SPC Brasil, os próximos meses não devem ser mais fáceis para o brasileiro ficar em dia com a conta de luz. Ao contrário, a tendência é de mais atrasos nos pagamentos.

Segundo o presidente da CNDL, José Cesar Costa, a instabilidade de um ano eleitoral, o menor fôlego para as reformas estruturais e as mudanças no processo de ajuste das contas públicas são desafiadores. "A economia ainda vai levar um tempo para se recuperar e, portanto, o consumidor deve evitar se endividar para não correr o risco de ficar inadimplente", diz.

A boa notícia fica por conta do pós-eleição. O cenário para a regularização das pendências dos consumidores com as contas de energia elétrica tende a ser mais favorável depois de definido o novo presidente. Ganhe quem ganhar a eleição.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!