Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, deste domingo, dia 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ficou triste ao saber do envolvimento do general Walter Braga Netto em um plano de golpe. “Fiquei acompanhando notícias políticas com muita tristeza. Saber que pessoas que passaram a vida inteira recebendo dinheiro da União para cuidar da soberania nacional estavam tramando um golpe nesse País”, afirmou.
“É muito triste. É muito triste para quem começou a brigar pela liberdade democrática, ainda muito jovem, sabe? Que participou da campanha das diretas, muito jovem, sabe? Que foi para a rua fazer as primeiras diretas desse País muito jovem. É muito triste saber que pessoas que chegaram ao cargo de General de quatro estrelas montaram uma máquina de saber. Moldado nesse País e queriam dar um golpe. Sabe?”, disse o presidente durante entrevista.
Durante uma coletiva de imprensa que fez depois de receber alta, Lula disse que acredita que Braga Netto tem direito à presunção da inocência, mas que se for culpado deverá responder pelo que fez.
“Eu perdi quatro eleições. Cada vez que eu perdia uma eleição, eu ia para casa chorar, reclamar e me preparar. Então, é muito grave o que eles fizeram. É muito grave. Eu fiquei chocado. Fiquei chocado. Eu vou te dizer uma coisa: eu defendo que eles tenham a presunção de inocência que eu não tive. Eu quero que eles tenham todo o direito de defesa. Mas, se for verdade a das acusações, essa gente tem que ser punida severamente para que sirva de exemplo ao Brasil”, afirmou.