Em mais uma ocorrência da crise diplomática entre Brasil e o governo da Venezuela, a Polícia Nacional Bolivariana, sob controle do chavismo, publicou no Instagram uma imagem que exibe a silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a bandeira brasileira, acompanhada da mensagem "Quem mexe com a Venezuela se dá mal”.
Embora o nome de Lula não seja mencionado, a publicação mostra a silhueta de um homem com barba e cabelos grisalhos, similar ao presidente brasileiro. O texto que acompanha a foto diz que “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagem de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”.
A publicação marca o perfil de Diosdado Cabello, ministro do Interior e um dos principais dirigentes chavistas. Nos últimos dias, várias autoridades do regime têm criticado membros do governo brasileiro, ainda que o presidente venezuelano Nicolás Maduro tenha evitado atacar Lula diretamente.
As tensões entre Venezuela e Brasil cresceram após as eleições presidenciais venezuelanas, nas quais Maduro foi declarado vencedor em meio a denúncias de fraude e rejeição internacional. A situação se agravou com o veto do Brasil ao ingresso da Venezuela como parceira do Brics.
Em agosto, Lula afirmou que não reconhece a vitória de Maduro nas eleições da Venezuela, por falta de transparência, mas tampouco considerou que a oposição triunfou no pleito ocorrido em 28 de julho.