O bilionário Elon Musk anunciou que vai doar mil antenas da Starlink, provedora de internet por satélite, para socorristas no Rio Grande do Sul. O empresário diz que vai disponibilizar internet gratuita "até que a região se recupere". Quase 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil.
Do total de municípios gaúchos, 85% sofrem alguma consequência dos temporais.
"Desejo o melhor para o povo do Brasil", escreveu ele no X. Musk anunciou a doação após um vídeo da modelo Gisele Bündchen pedindo ajuda ao estado.
As operadoras Claro, Tim e Vivo também liberaram acesso gratuito aos clientes em cidades afetadas. Uma reportagem do UOL desmentiu que a Starlink seja a única provedora com internet funcionando no Rio Grande do Sul.
O Vaticano também informou nesta quinta-feira (8) que o Papa Francisco doou 100 mil euros para ajudar o Rio Grande do Sul. O que aconteceu Valor equivale a cerca de R$ 556 mil. O dinheiro será usado "para ajudar no que for possível", afirmou o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spaengler.
Até o momento, as autoridades confirmaram 100 mortos, além de centenas de desaparecidos e feridos. Os municípios que registraram mais mortes foram: Cruzeiro do Sul (8), Gramado (7), Santa Maria (6) e Bento Gonçalves (6).