noticias907 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Brasil

Desenho de chargista de São José dos Campos gera polêmica nas redes sociais.

Jean Galvão publicou um pedido de desculpas e explicação sobre o desenho nas redes sociais.

Publicada em 06/05/24 às 23:23h - 159 visualizações

RADIO WEB NEW VALE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Desenho de chargista de São José dos Campos gera polêmica nas redes sociais.  Compartilhar a noticia Desenho de chargista de São José dos Campos gera polêmica nas redes sociais.  Compartilhar a noticia Desenho de chargista de São José dos Campos gera polêmica nas redes sociais.

Link da Notícia:

Desenho de chargista de São José dos Campos gera polêmica nas redes sociais.
 (Foto: DIVULGAÇÃO )
Uma charge feita pelo cartunista e desenhista Jean Galvão, que é do Vale do Paraíba e mora em São José dos Campos, gerou polêmica nas redes sociais. Jean retratou uma família na enchente do Rio Grande do Sul. 

A charge foi publicada pela Folha de S.Paulo.

O desenho mostra uma família, com pai, mãe e um casal de filhos, sobre o telhado de uma casa ilhada pela enchente. A menina, olhando para a correnteza, sentada com os braços abraçando os joelhos, sussurra ao irmão: “Não chora, vai alagar ainda mais".

Nas redes sociais do jornal e do desenhista, internautas criticaram a charge de Jean. “Meu Deus, que absurdo essa imagem. Como o jornal permite isso. Eu fui resgatado com meus dois filhos do telhado de casa,  liberdade de imprensa é outra coisa qualquer, menos isso”, escreveu Herbert Poersch.

“Não precisamos desse tipo de publicidade nesse momento”, disse Tassi Machado. “Charge? Isso é uma violência contra quem está sofrendo”, afirmou Sergio Lewin.

O desenhista foi defendido pelo humorista e ator Antonio Tabet, do grupo Porta dos Fundos.

Em postagem no X, ele escreveu: "O Jean Galvão publicou [a charge sobre o Rio Grande do Sul] hoje na Folha e, desde então, tá sendo cancelado nas redes sociais (por gente inteligente inclusive!) porque ele teria 'feito piada' com a tragédia que assola o Rio Grande do Sul. Não foi o caso. Um desenho não condena um texto à comédia. Apesar da palavra 'charge' estar relacionada ao humor, há milhares de exemplos de artistas que fizeram refletir ou chorar com arte. Jean não merece o cancelamento de quem só quer apontar o dedo por like. Ou vaidade".

EXPLICAÇÃO.

Em seu perfil no Instagram, com quase 70 mil seguidores, Jean publicou uma nota pedindo desculpas pelo desenho, usando a hashtag #ajudariograndedosul.

“A você, que foi ofendido pela charge que publiquei na Folha sobre a situação no Rio Grande do Sul, peço desculpas. Entendo sua genuína indignação. A charge não teve o efeito que eu pretendia. Isso significa que em alguma medida, falhei na comunicação do desenho”, afirmou o cartunista.

Ele também usou o espaço para explicar em detalhes a ideia da charge que, segundo Jean, não se resume a “piada, deboche ou meme”. “A natureza primeira da charge é provocar a reflexão. Para isso, na maioria das vezes usamos humor, mas nem sempre é o caso”.

Jean disse que a charge sobre o Rio Grande do Sul é “séria e triste” e que deu voz “à inocência da menina”, que entende que “cada gota a mais que cai do céu fará o nível da água subir. Até uma gota de lágrima”.

E continuou: “Ao mesmo tempo, tentei mostrar que, se esse choro pudesse ser medido, as lágrimas dela seriam muito mais volumosas do que qualquer quantidade de chuva que caiu sobre o Rio Grande do Sul, tamanha a dor que estão passando”.

Jean encerrou a postagem fazendo um apelo por solidariedade ao Rio Grande do Sul, em apoio às famílias afetadas. Ele divulgou os canais de apoio a quem quiser doar dinheiro para as vítimas das chuvas, pela chave Pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38. Instituição: Banrisul.

Por Jornal oVale




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!