noticias291 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Brasil

Pacheco diz que não compete ao STF discutir sobre descriminalização do porte de drogas para usuários.

O presidente do Senado reforçou que o debate da PEC das Drogas seguirá enquanto o Supremo julga o mesmo tema.

Publicada em 07/03/24 às 15:15h - 123 visualizações

RADIO WEB NEW VALE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pacheco diz que não compete ao STF discutir sobre descriminalização do porte de drogas para usuários.  Compartilhar a noticia Pacheco diz que não compete ao STF discutir sobre descriminalização do porte de drogas para usuários.  Compartilhar a noticia Pacheco diz que não compete ao STF discutir sobre descriminalização do porte de drogas para usuários.

Link da Notícia:

Pacheco diz que não compete ao STF discutir sobre descriminalização do porte de drogas para usuários.
 (Foto: RADIO WEB NEW VALE)
Em mensagem ao STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira (7) que o julgamento que pode descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal é uma "invasão de competência do Congresso Nacional". 

Pacheco reforçou que os parlamentares trabalham para colocar na Constituição a criminalização do porte e posse de drogas, independente da quantidade, assim como já previsto pela lei antidrogas. 

"Continuamos na linha de que a proposta de emenda à Constituição coloca na Constituição uma diretriz de que, independente de quantidade, porte e posse têm consequência jurídica. É isso que nós queremos, enquanto Parlamento, e é isso que imagino também que a sociedade queira", declarou Pacheco. 

No STF, há cinco votos que consideram ser inconstitucional enquadrar como crime o porte de maconha para uso pessoal e três votos que consideram válida a criminalização prevista no artigo 28 da Lei de Drogas. O ministro Dias Toffoli solicitou prazo adicional para analisar o julgamento e dar o voto.

O que nos motivou como reação principal foi que uma declaração de inconstitucionalidade [do art.28 da lei antidrogas]  que vai significar, sim, na prática e juridicamente, a descriminalização da conduta  era algo que nós não podíamos concordar, porque isso cabe ao Parlamento decidir se algo deve ser crime ou não.

Pacheco, presidente do Senado

O presidente também ponderou que se trata de uma discussão a parte o estabelecimento de uma quantidade de drogas para diferenciar o usuário do traficante. 

Quanto a isso, Pacheco não se opôs. O STF também julga essa questão. A quantidade ainda será definida, mas a sugestão é de ficar entre 25 e 60g de maconha para ser considerado usuário. 

Diferente do que havia indicado anteriormente, Pacheco sinalizou que o Congresso vai deliberar sobre o tema mesmo em meio ao julgamento do STF. "Na próxima semana continuaremos a debater esse tema", confirmou. 

Durante a reunião de líderes houve consenso para pautar a PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na próxima quarta-feira (13). 

Apesar da decisão, ainda não há uma pauta fechada pelo presidente do colegiado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), o que deve ocorrer até o fim desta semana.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!