noticias238 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Brasil

Preocupado com a imagem de seu governo na comunidade internacional Lula (PT) cobra ministros por crise yanomami.

Publicada em 31/01/24 às 12:06h - 142 visualizações

RADIO WEB NEW VALE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Preocupado com a imagem de seu governo na comunidade internacional Lula (PT) cobra ministros por crise yanomami.  Compartilhar a noticia Preocupado com a imagem de seu governo na comunidade internacional Lula (PT) cobra ministros por crise yanomami.  Compartilhar a noticia Preocupado com a imagem de seu governo na comunidade internacional Lula (PT) cobra ministros por crise yanomami.

Link da Notícia:

Preocupado com a imagem de seu governo na comunidade internacional Lula (PT) cobra ministros por crise yanomami.
 (Foto: RADIO WEB NEW VALE)
O garimpo ilegal ainda presente na Terra Indígena Yanomami, a desnutrição e a malária persistentes entre os indígenas foram motivo de cobrança direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a seus subordinados.

Documentos oficiais e relatos sobre as reuniões convocadas para discutir a crise no território dão conta da preocupação de ministros com a repercussão negativa das mortes de indígenas e mostram que até a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) foi acionada para tentar auxiliar na logística de entrega de alimentos, dificultada pela falta de apoio das Forças Armadas.

Em duas reuniões interministeriais, em dezembro de 2023 e em janeiro de 2024, Lula enfatizou a falta de efetividade das ações governamentais, segundo pessoas presentes relataram à Folha de S.Paulo sob reserva.

Desde então, agendas entre ministérios se intensificaram e o governo ainda trabalha na construção de um plano de ação para a região, que precisa ser entregue ao STF (Supremo Tribunal Federal) por determinação de seu presidente, Luís Roberto Barroso.

Entre os principais incômodos de Lula, de acordo com os presentes nas reuniões palacianas, estão a desnutrição e a segurança alimentar.

O presidente cobrou de seus auxiliares ações que vão além da entrega de cestas básicas prejudicada em razão da falta de apoio das Forças Armadas, mostrou reportagem da Folha de S.Paulo, mas que visem também a recuperação da cultura e da produção dos povos locais.

Afirmou que o governo precisa investir nessa frente inclusive financeiramente após a reunião, foi anunciado o aporte de mais R$ 1,2 bilhão para a operação e ressaltou que o dinheiro precisa ser usado com efetividade para a busca de soluções.

A pressão dentro do governo fica evidente, inclusive, nos documentos oficiais sobre a operação Yanomami.

Em um dos relatórios, por exemplo, consta que o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) citou diretamente a ordem de Lula para ressaltar que sua gestão precisa dar conta de evitar as mortes de yanomami que têm ocorrido no território.

"[Sua pasta] cumprirá a determinação do presidente em relação aos Yanomami, mas não ficará com esse dado de pessoas morrendo na conta do seu ministério", consta em um dos relatórios.

Até novembro de 2023, já haviam sido registradas 308 mortes no local, mais da metade de crianças de até quatro anos, um patamar pouco inferior às 343 do mesmo período de 2022.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!