noticias287 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Brasil

Governo brasileiro cobra ditador venezuelano Nicolas Maduro pelo não comprimento de acordo de paz.

As duas nações estão em crise, e a Venezuela ameaçou invadir o país vizinho.

Publicada em 29/12/23 às 22:56h - 84 visualizações

RADIO WEB NEW VALE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo brasileiro cobra ditador venezuelano Nicolas Maduro pelo não comprimento de acordo de paz.  Compartilhar a noticia Governo brasileiro cobra ditador venezuelano Nicolas Maduro pelo não comprimento de acordo de paz.  Compartilhar a noticia Governo brasileiro cobra ditador venezuelano Nicolas Maduro pelo não comprimento de acordo de paz.

Link da Notícia:

Governo brasileiro cobra ditador venezuelano Nicolas Maduro pelo não comprimento de acordo de paz.
 (Foto: RADIO WEB NEW VALE)
O governo Lula (PT) emitiu uma nota nesta sexta-feira (29) direcionada à Venezuela e à Guiana em que "conclama à contenção, ao retorno do diálogo e ao respeito". 

O texto foi divulgado após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, romper a trégua acordada com o país vizinho e mobilizar militares, em resposto ao envio de um navio de guerra britânico à costa guianense.

As duas nações estão em crise, e a Venezuela chegou a ameaçar invadir o país vizinho. Caracas reivindica a soberania de Essequibo, região que compreende dois terços do território guianense e que possui riquezas minerais, além da recente exploração de petróleo.

O texto divulgado pelo Itamaraty pede que seja respeitada a declaração de Argyle, documento assinado pelos dois países no último dia 14, em encontro no arquipélago de São Vicente e Granadinas que fixou o compromisso de não utilização da força.


O governo brasileiro afirma que a declaração é um "um marco nos esforços para abordar pacificamente a questão, tendo em mente o espírito de integração que nos move, como uma região de paz, cooperação e solidariedade".

"Os dois países concordaram, ademais, em cooperar para evitar incidentes no terreno e medidas unilaterais que possam levar a uma escalada da situação", diz o texto.

Na quinta-feira (28), a Venezuela rompeu a trégua acordada na declaração, e mais de 5.600 militares iniciaram exercícios militares por ordem de Maduro.

A medida foi uma resposta ao envio do navio de guerra britânico HMS Trent à Guiana --sua chegada estava prevista para esta sexta-feira (29), segundo um integrante da chancelaria guianense.

A disputa por Essequibo é centenária e foi reavivada no início de dezembro, quando o regime chavista convocou a população a votar pela anexação da região em um plebiscito e reacendeu o temor de enfrentamentos militares.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!