O verão será de calor e chuva acima da média na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A estação começou na madrugada desta sexta-feira (22) e segue até o dia 20 de março de 2024.
Vale lembrar que a estação já é caracterizada pela elevação das temperaturas e pelas rápidas mudanças nas condições do tempo, com possibilidade de tempestades em todo o país, principalmente no fim dos dias. Dessa vez, a previsão é que os dias sejam ainda mais quentes e com chuvas mais fortes. Tudo isso por conta do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico.
A condição segue atuando sobre a região e provoca alterações na circulação atmosférica, que aumentam a possibilidade de anomalias climáticas. Uma dessas anomalias é a onda de calor, que foi registrada diversas vezes ao longo deste ano no Brasil na região, foram ao menos quatro.
Segundo o Inmet, a possibilidade de uma nova onda de calor não está descartada durante a estação, e pode acontecer em janeiro de 2024. Ainda de acordo com o Inmet, existe uma probabilidade de 80% a 90% de que o El Niño permaneça sobre o país durante o trimestre março-abril-maio de 2024, ou seja, até depois do verão.
Temperaturas médias
Maior cidade da região com estação meteorológica do Inmet, Taubaté também deve registrar temperaturas maiores do que a média histórica para o verão nesta estação. Em janeiro, por exemplo, o município tem média de 23,9°C. A média de temperatura máxima chega a 30,4°C.